Aspectos estilísticos – 2-Repetição de palavras

Recomenda-se, sempre que possível, não repetir palavras num intervalo curto do texto. O uso de termos cognatos* muito próximos sugere pobreza vocabular ou descuido do autor e torna a leitura monótona.

* Cognato = palavra que tem a mesma raiz que outra(s) (ex.: livro e livraria).

Devemos prestar atenção ao utilizar estes termos frequentes na língua portuguesa: “que”, “já”, “para”, “sobre”, “com” e “como”, além dos verbos “ser”, “ter”, “estar” e “ir” (conjugados ou não) e dos artigos definidos e indefinidos (nem sempre obrigatórios).

Exemplo de texto inadequado:

A Polícia Federal faz em média 40 operações especiais por ano, especialmente para atingir organizações criminosas. A afirmação foi feita pelo Ministério da Justiça após questionamento sobre as críticas de especialistas em segurança pública sobre a entrada de armamento clandestino no país para o abastecimento de quadrilhas especializadas em roubos a carros-fortes.

Repetição do termo “que”

Para tornar o texto mais elegante, evite a repetição excessiva do termo “que”. Em grande parte dos casos, é possível reestruturar o texto.

Exemplos:

a) Três delatores da Odebrecht prestaram depoimentos na semana passada que confirmam que a empresa comprou, em 2010, um imóvel em São Paulo que seria destinado à construção de uma nova sede.

Solução

Em depoimentos na semana passada, três delatores da Odebrecht confirmaram que, em 2010, a empresa comprou um imóvel em São Paulo destinado à construção de uma nova sede.

b) Muitos candidatos do ENEM revelaram que desconheciam totalmente a matéria que constava dos programas que foram organizados pela banca que os examinava.

Solução:

Muitos candidatos do ENEM revelaram desconhecer totalmente a matéria constante dos programas organizados pela banca examinadora.

Sugestões para retirar repetições de “que” incluem:

a) Substituir “que”, quando pronome relativo, por “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais” – recurso que ajuda a eliminar possível ambiguidade.

b) Usar o verbo no infinitivo: Ele disse que prefere viajar de ônibus. => Ele disse preferir viajar de ônibus.

c) Trocar formas oracionais por nominais:

O atleta que detém o recorde da prova => o atleta recordista da prova
O aluno que estuda => o aluno estudioso
A sociedade exige que o deputado seja afastado. => A sociedade exige o afastamento do deputado.

Repetição de substantivos

a) O time masculino também foi multado por causa do uniforme. A Federação Internacional diz que o uniforme está fora do padrão.

Solução:

O segundo termo “uniforme” é desnecessário:

O time masculino também foi multado por causa do uniforme. A Federação Internacional diz que está fora do padrão.

b) Para o jogo da seleção amanhã, o torcedor aposta nos gols dos brasileiros. O treino da seleção em Fortaleza terminou às oito da noite.

Solução:

Retirar o segundo:

Para o jogo da seleção amanhã, o torcedor aposta nos gols dos brasileiros. O treino em Fortaleza terminou às oito da noite.

c) O confronto ocorreu na madrugada na aldeia de índios que vivem praticamente isolados. A Funai ainda não sabe os motivos do confronto.

Solução:

Substituir o segundo “confronto” por um sinônimo (conflito, enfrentamento, luta):

O confronto ocorreu na madrugada na aldeia de índios que vivem praticamente isolados. A Funai ainda não sabe os motivos do enfrentamento.

Repetição de verbos

O homem aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal que decidirá se ele pode ou não ser extraditado para a Espanha.

Solução:

O homem aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinará se ele pode ou não ser extraditado para a Espanha.

—-

Como mostrado, nem sempre a eliminação de repetições deve ser feita através da substituição por sinônimos.

E devemos ter em mente que a busca por sinônimos não pode ser excessiva. Podemos nos referir a Anitta como cantora ou artista, mas é insensato, para escapar de repetição, usar palavras não usuais ou não adequadas ao estilo do texto.