Comunicação assertiva

Betty Vibranovski

F

Você sabia que a comunicação assertiva é uma das principais competências desejadas pelo mercado de trabalho? Veja o que diz Mônica Barg, coach e especialista em desenvolvimento humano.

————–

Comunicação assertiva é uma forma de se comunicar positiva e construtivamente, é se posicionar com segurança. Na comunicação assertiva, as informações são claras, dinâmicas e em tom de respeito, proporcionando uma relação empática mesmo quando temos que dizer “não” ou lidar com assuntos difíceis.

Essa habilidade está relacionada ao nível de inteligência social e à capacidade de relacionamento. Trata-se de um canal aberto para a gestão de equipes e de uma liderança inspiradora.

Portanto, seja em casa com a família, com os amigos ou no trabalho, a busca de uma comunicação assertiva é um desafio para todos.

Aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é fundamental para o sucesso das relações interpessoais.

Veja abaixo dicas essenciais:

# 1. Entenda o outro: observe como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser abordadas. Adeque-se ao modelo de cada pessoa.

#2. Escute ativamente: 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Esteja atento a tudo.

#3 Cuidado com as expressões: será que o modo como você se expressa é adequado? Muitas vezes nos esquecemos de observar se estamos sendo assertivos ou ofensivos. Atenção ao tom de voz e expressões verbais e não verbais.

#4. Timing é tudo: escolha o momento e o tempo certo para se manifestar. É essencial sentir e perceber a hora certa de falar. Use sua sensibilidade para não falar no momento errado.

#5. Conteúdo: busque o conhecimento do tema, referências, autores e leituras. O domínio dos termos técnicos dá maior embasamento e assertividade na comunicação.

#6. Mediação: procure tornar as ideias claras, simplificando a linguagem e ordenando as informações.

#7. Pratique: trabalhar para manter sua capacidade de comunicação é essencial para obter bons resultados e garantir o andamento de suas relações interpessoais. Invista em aprimoramento e continue a comunicar-se bem.

A boa notícia é que tudo isso pode ser treinado e aprendido.